O projecto Google Book Search continua a angariar novas colaborações. Desta vez, serão adicionados à biblioteca digital perto de 10 milhões de volumes literários provenientes do espólio de 12 universidades norte-americanas.




O Google irá proceder à preparação e digitalização dos livros, um processo que a empresa classificou, no início da inciativa, delicado e dispendioso.




Desde que, em 2004, as instituições de ensino superior de Harvard, Michigan, Oxford e Stanford cederam o seu arquivo para digitalização, e posterior publicação online, outras entidades tomaram o mesmo caminho, entre as quais a conceituada Biblioteca Pública de Nova Iorque.




De acordo com Barbara Snyder, directora da Ohio State University - uma das novas participantes da iniciativa -, esta colaboração tem como objectivo "oferecer recursos sem precedentes a estudantes e investigadores" de todo o mundo.




Apesar da adesão das instituições de ensino e de outras entidades, a iniciativa do Google é alvo de diversas críticas. A Associação de Autores norte-americana e outros grupos editoriais afirmam que a empresa responsável pelo principal motor de busca online viola direitos de propriedade intelectual ao digitalizar e publicar obras literárias na Internet.




Notícias Relacionadas:

2006-08-30 - Biblioteca online da Google permite o download de livros

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.