O cinema nacional prepara-se para entrar numa nova etapa com a criação do projecto O Dez, que será responsável pela primeira estreia online de um filme português, o DEZbeta, uma curta-metragem que conta com a participação de alguns actores bem conhecidos do público, entre os quais, José Pedro Gomes, Teresa Sobral, Cláudia Semedo, entre outros.



A iniciativa é uma inovação em Portugal pelo conceito em que se apoia: dez realizadores desenvolvem separadamente uma dezena de curtas-metragens que representam as histórias de diferentes personagem em torno de uma lenda. O resultado final é o DEZfilme, uma longa-metragem, onde todos os percursos se entrelaçam.



Entre os criativos que colaboram na iniciativa destacam-se nomes como Filipe Homem Fonseca, João Quadros, José Mário Branco, Maria João Cruz e Nuno Markl.



Ao que tudo indica, o DEZbeta será o "episódio" introdutório ao filme e o único a estrear online. O objectivo dos responsáveis por este projecto é fazer com que o DEZfime estreie, ainda este ano, nas salas de cinema nacionais, havendo desde já algumas negociações para que essa meta seja cumprida, afirmou ao TeK Francisco Vieira, membro da área de comunicação do O Dez.

Notícias Relacionadas:

2007-01-26 - Mobile ticket da TMN disponível em todas as salas Lusomundo

2006-12-02 - Cinema digital chega a 4 salas da Lusomundo