Alargando os seus campos de actuação na área da pesquisa Web e rentabilizando o seu motor de busca, o Google lançou um projecto piloto com 17 Universidades de todo o mundo que pretende melhorar o acesso a documentos de investigação e outras publicações produzidas pelo meio científico e universitário. O projecto nasceu de uma colaboração com o MIT mas participam igualmente nesta parceria Universidades do Reino Unido e Itália, entre outras.



Os superarquivos desenvolvidos pelo MIT estão na base do projecto, já que várias Universidades e institutos de investigação haviam já aderido a esta iniciativa, utilizada para arquivo de pappers, relatórios e outro tipo de trabalhos universitários, refere o Cordis.




O motor de busca do Google analisa actualmente 6 mil milhões de itens, em 4,28 mil milhões de páginas web, 880 milhões de imagens, 845 milhões de mensagens Usenet e um número crescente de páginas de informação relacionadas com livros. No meio de todos estes itens as pesquisas em informação produzida dentro das universidades fica muitas vezes dispersa e sem "relevância" que lhe permita a presença nos primeiros lugares dos resultados, situação que poderá ser alterada com este projecto.



Ao mesmo tempo, a utilização de um motor de indexação separado para a área universitária garante uma maior visibilidade a estas publicações, incentivando a sua mais presença na Internet.



Segundo informação à imprensa, a nova funcionalidade de pesquisa poderá ser integrada na área de busca avançada dentro de poucos meses, já que as universidades estão ainda a integrar nos seus arquivos os tags de metadados necessários para que o sistema funcione.

Notícias Relacionadas:

2003-11-07 - Google experimenta tecnologia de pesquisa a partir do desktop

2002-11-05 - MIT desenvolve projecto de biblioteca digital

2002-04-15 - Google testa novo serviço de pesquisa para programadores de software sem fins comerciais

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.