A publicidade feita através da internet cresceu 12,2% em 2016 para os 41,8 mil milhões de euros estabelecendo-se como o meio publicitário dominante na Europa.
Os números são do AdEx Benchmark, anunciados pelo IAB Europe, e mostram que um crescimento positivo da publicidade online em todos os 27 mercados abrangidos pelo estudo (Portugal ficou de fora), com subidas de dois dígitos, em alguns casos pelo terceiro ano consecutivo e por vezes acima da barreira dos 30%.
O mobile continua a liderar o crescimento tanto em display – anúncios mostrados nas páginas - como nas pesquisas, tendo registado subidas de mais de 50% em 2016. Em alguns mercados os valores chegam a ultrapassar os 100%.
Contas feitas, o investimento feito em anúncios apresentados nas páginas online a partir de smartphones e tablets foi de 5,4 mil milhões de euros, fazendo crescer a quota de mercado para os 33,3%.
O vídeo, considerado um canal por excelência para as campanhas publicitárias, também continua a crescer, tendo conseguido ficar com uma quota de 18,2% do total do mercado display.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários