Este ano o valor investido em publicidade online deverá ultrapassar o valor alocado à publicidade impressa, de acordo com um estudo da Outsell, que apurou valores para o mercado norte-americano.



A empresa estima que em 2010 a publicidade online some um investimento de 119,6 mil milhões de dólares, 33 por cento do investimento total previsto para este ano em publicidade e promoção naquele mercado.



A publicidade impressa irá captar 111,5 milhões de dólares em receita, o que representará 30 por cento do total de investimento previsto. Em 2009 o equilíbrio entre as duas formas de anunciar era inverso pelo que a estimativa para este ano representa não apenas uma inversão de posições, mas também uma novidade pois é a primeira vez que os meios online ganham destaque em relação à publicidade impressa.



Em termos globais perdem terreno, para além dos anúncios na imprensa escrita, a publicidade televisiva, rádio e cinema, bem como o investimento em marketing (para a promoção de eventos) 3,8 e 1 por cento, respectivamente. Aumenta por outro lado a despesa realizada pelas empresas na promoção feita nos seus próprios sites ou em novos suportes online, como as redes sociais.



"Os anunciantes estão a dirigir os seus dólares aos canais que prometem melhores resultados e reconhecimento das suas marcas", defende Chuck Richard, vice-presidente da empresa que realizou o estudo.