Qual é a linguagem de programação mais popular? Um novo relatório revela que Python continua a destacar-se entre as preferências dos developers, no entanto, SQL está a ganhar popularidade.

No ranking elaborado pela IEEE é possível encontrar linguagens de programação como C, e variantes como C++ e C#, nos primeiros lugares, seguindo-se outras como Java e Javascript.

Clique nas imagens para mais detalhes 

De acordo com os especialistas, a crescente popularidade de SQL, que toma o primeiro lugar no ranking centrado no mercado de trabalho, pode ser explicada pela grande procura de profissionais com conhecimentos nesta linguagem.

Na maioria dos casos, os empregadores estão à procura de profissionais que, além de uma determinada linguagem de programação principal, tenham alguma proficiência em SQL, uma vez que a mesma pode ser utilizada em múltiplas aplicações.

A compor o “pódio” deste ranking encontram-se também Java, em segundo lugar, e Python, em terceiro. Seguem-se linguagens de programação como Javascript, além de C#, C, e C++. Em destaque no top 10 está ainda a linguagem de marcação HTML.