O Quaero vai surgir este mês com quatro mil milhões de páginas indexadas, número que deverá crescer para o dobro nos seis meses seguintes. O objectivo deste projecto de iniciativa franco-alemã para a Europa é igualar o popular Google cuja tecnologia de pesquisa tem actualmente associadas oito mil milhões de páginas Web.



A tarefa de registo de páginas foi entregue à francesa Exalead que compara a criação de um motor de busca à concepção de um automóvel. "Não basta apenas criar o motor de busca, sendo igualmente necessário realizar numerosas operações para classificar as suas paginas, eliminar o spam, cuidar da ortografia, da terminologia", referiu François Bourdoncle, um dos responsáveis da Exalead, no anúncio das novas "datas" do Quaero, citado pelas principais agências de notícias, prevendo que no final "teremos um motor de busca equiparável aos quatro maiores: Yahoo!, MSN, AskJeeves e, sobretudo, Google".



O Quaero, que em latim significa "busca" está a ser desenvolvido na Agence de l'Innovation Industrielle (AII) e conta com o apoio de grandes empresas como a Thomson e a France Telecom, do lado francês, e da Bertelsmann, daDeutsche Telekom e da Siemens, do lado alemão.



A ideia de criar um motor de busca para a Europa foi apresentada por Jacques Chirac em Abril de 2005, na mesma ocasião em que foi sugerido o desenvolvimento de uma biblioteca multimédia a nível europeu (ver Notícias Relacionadas)



Nota de Redacção: Os valores descritos dizem respeito a milhares de milhões e não apenas milhões, como escrevemos inicialmente. O Google possui actualmente oito mil milhões de páginas indexadas. Pelo erro pedimos desculpa aos nossos leitores.



Notícias Relacionadas:

2006-01-16 - França apostada em lançar alternativa europeia na área dos motores de busca

2005-09-30 - Comissão Europeia propõe estratégia concertada para digitalização de conteúdos das bibliotecas