Os sites portugueses não ficam bem no retrato tirado pela MarketWare no Índice de Desempenho e Disponibilidade da internet em Portugal. No geral o desempenho dos sites nacionais piorou nos últimos sete anos, sendo o sector de e-Commerce o que acumula piores resultados.

A empresa tem vindo a fazer a monitorização do comportamento da Internet nos últimos sete anos para os sites de Portugal, Espanha e Itália e, ao contrário do que seria de esperar, revela a existência de um "abrandamento significativo na qualidade do serviço em termos Desempenho".

A capacidade de resposta dos sites é mais lenta, o que a MarketWare atribui ao aumento do consumo de largura de banda pelos utilizadores, que não é compensada do lado dos servidores nacionais com o investimento necessário em infra-estrutura.

"A grande maioria dos sites analisados regista sintomas substanciais de carga que são nítidos em determinados períodos do horário de expediente, verificando-se larguras de banda inferiores às que um único cliente pode obter", refere a análise.

Ainda assim o site da ONI foi considerado o mais rápido numa lista dos 30 principais sites dos sectores mais representativos. Entre os bancos a distinção vai para o Millennium BCP, sendo o mais lento o Barclays.

No fim da tabela destes 30 sites está o da Staples e os Jogos Santa Casa.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Por sectores, os sites da área de Tecnologia têm o melhor desempenho geral, enquanto os de Comércio Electrónico têm as piores qualificações.

Embora numa análise dos últimos sete anos o desempenho dos sites tenha piorado, foi registada uma melhoria de 5% entre 2008 e 2009. Mas, na vertente de disponibilidade dos sites, a evolução foi globalmente negativa, com a maioria dos sites a registar descidas relativamente ao ano anterior.

O relatório da Marketware sublinha que há ainda muito a fazer nos sites nacionais na área de desempenho, nomeadamente nos períodos de maior procura por parte dos clientes.