A 5 de abril de 1994, o mundo da música perdia um dos seus maiores ícones: Kurt Cobain, vocalista dos Nirvana. A sua morte ditou o fim da popular banda, mas a sua influência permanece. Durante anos, os fãs da banda questionaram-se que músicas escreveria o artista se ainda estivesse vivo e, agora, um novo projeto quer dar uma resposta à pergunta: tudo através de Inteligência Artificial.
Desenvolvido pela Over the Bridge, uma organização que ajuda músicos a lidar com problemas de saúde mental, o projeto toma o nome “Lost Tapes of the 27 Club”, em referência ao grupo de artistas, no qual se incluem Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Jim Morrison ou Amy Winehouse, que faleceram tragicamente aos 27 anos.
“Para mostrar ao mundo o que se perdeu devido a esta crise de saúde mental, usamos IA para criar o álbum que o Clube dos 27 nunca teve oportunidade de fazer”, explica a organização. A equipa da Over the Bridge recorreu ao Magenta AI, um sistema de IA criado pela Google, que analisou cerca de 30 canções de cada artista e gerou uma nova faixa musical inspirada no seu estilo.
No caso dos Nirvana, o sistema gerou a faixa “Drowned in the Sun”, que conta até com algumas parecenças com a música “You Know You're Right", uma das últimas a ser gravada pela banda antes de Kurt Cobain ter posto um fim à sua vida. A cargo da parte vocal está Eric Hogan, vocalista da Nevermind, uma banda de tributo aos Nirvana.
Em entrevista à revista Rolling Stone, Sean O’Connor, um dos responsáveis pelo projeto, detalha que as letras das faixas que compõem o álbum também foram geradas através de IA, num processo marcado por “muita tentativa e erro” e por uma análise meticulosa.
O álbum criado pela Over the Bridge está disponível tanto no YouTube como no Spotify e conta ainda com as faixas “You’re gonna kill me”, ao estilo de Jimi Hendrix, “The Roads are Alive”, inspirada em Jim Morrison, e “Man I Know”, com uma sonoridade baseada nas canções de Amy Winehouse.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários