(Atualizada) Durante a manifestação marcada para amanhã à tarde em Lisboa a 3Decide vai dar corpo a uma experiência de criação de documentário web, com fotografias em 360º, que tira partido da tecnologia aLIVE Panoramics, desenvolvida pela empresa.

"Esta é uma primeira experiência e uma aventura para todos os envolvidos [...] A tecnologia tem muitos imponderáveis e existe algum risco", adiantou ao TeK Carlos Rebelo, diretor executivo da 3Decide.

Com a parceria do fotógrafo João Almeida e uma equipa que ronda as 10 pessoas a 3Decide pretende acompanhar a manifestação "Que se Lixe a Troika" e ir colocando online, no site www.alivepanos.com/troikaportugal360, imagens panorãmicas dos principais momentos, quase em tempo real.

Esta será uma prova de fogo para a plataforma que a jovem empresa está a desenvolver e que assenta na ideia de "diálogo visual", misturando com as imagens a informação dinâmica recolhida de redes sociais e também da interação dos utilizadores no site.

Carlos Rebelo explica que amanhã não serão usadas todas estas funcionalidades, existindo apenas uma integração paralela com as redes sociais, mas que no futuro próximo a interatividade será reforçada, estando já planeada a cobertura do "Ritmos e danças" um evento marcado para Junho deste ano no Porto.

A utilização do site exige a instalação de um plugin da Unity e pode enfrentar alguns problemas nos browsers. Nos smartphones e tablets a emprea usa outra tecnologia de visualização.

O objetivo da empresa é que a plataforma aLIVE Panoramics possa ser usada para criação de maquetes 3D em tempo-real, visitas 3D interativas e experiências 3D de Realidade Aumentada por empresas e entidades públicas e privadas.

[caption]3decide[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com uma das imagens captadas na manifestação.