A Google anunciou as primeiras alterações ao Buzz - que traz funcionalidades próprias das redes sociais para o Gmail. As mudanças começarão a ser introduzidas ainda durante o dia de hoje, avança a empresa.

Dois dias após o lançamento do novo serviço a empresa tinha recebido mais de nove mil mensagens de utilizadores com sugestões e queixas relativas a algumas características do Buzz, principalmente no que respeita ao controlo dos níveis de privacidade.

Os utilizadores queixavam-se que lhe era dado pouco controlo sobre dados pessoais e fotografias tornadas públicas e ainda sobre quais os contactos que eles estavam a seguir ou por quem estavam a ser seguidos - informações que eram partilhadas automaticamente sem o consentimento prévio dos utilizadores.

Isso acontecia porque estas se encontravam disponíveis "por defeito" e a possibilidade de alteração não era apresentada de forma facilmente perceptível.

Assim, o Buzz vai passar a perguntar a cada utilizador, quando faz a "introdução" do serviço, como é que este pretende ser identificado perante os outros membros da rede social e qual o tipo de informação que pretende partilhar, nomeadamente a lista de pessoas seguidas ou as que estão a seguir o utilizador. As opções ficam também acessíveis a partir do menu para personalização do perfil, explica a Google numa mensagem no blog do serviço.

Os membros da rede social passam também a poder bloquear de forma mais simples qualquer um dos utilizadores que os esteja a seguir, através de um botão colocado junto à lista de contactos que permite bloquear alguém mesmo antes da pessoa em causa ter criado o seu perfil na rede social.