O novo serviço de música MP3tunes, anunciado na passada semana, não utiliza qualquer tecnologia de protecção de direitos digitais (DRM), admitiu Michael Robertson fundador do serviço, conhecido também por ser fundador da Linspire.
Este novo serviço assenta num modelo muito idêntico ao do bem sucedido iTunes da Apple mas diferencia-se no preço, com cada música a custar 0,88 dólares e 8,88 dólares cada álbum descarregado. Para já o MP3tunes conta com 300 mil músicas disponíveis para download, mas o número deverá aumentar nos próximos meses, de acordo com as previsões da empresa.
Questionado sobre eventuais problemas com o serviço, pela não utilização de mecanismos que limitem a partilha dos ficheiros por ali descarregados, Robertson garante estar preparado e lembra que os tribunais têm dito que "a partilha de ficheiros não é ilegal", pelo que "o serviço apenas está a exercer o seu direito legal de dar aos utilizadores o que pensa que eles querem", avançou em declarações à NewsFactor.
O mesmo responsável diz ainda que serviços como o iTunes, que utilizam as tecnologias de protecção de direitos digitais, limitam-se a alugar música e não a vender. "Se compra um CD pode fazer o que quiser com ele. Pode gravá-lo a um amigo ou colocá-lo em quantos PCs quiser", acrescenta.
Notícias Relacionadas:
2004-01-06 - Gigantes da tecnologia unem-se para combater partilha de ficheiros
2003-07-02 - Serviços de partilha de ficheiros formam associação
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários