A imprensa brasileira avança que uma rede de 65 piratas informáticos foi detida sob a acusação de fraude e lavagem de dinheiro depois de levarem a cabo golpes que, entre outros danos, causaram um prejuízo de mais de 100 milhões de reais (cerca de 39 milhões de euros) a uma instituição financeira.



O Ministério Público Federal do Brasil indica que, em apenas quatro dias, um dos criminosos conseguiu roubar 395 mil reais de uma conta (cerca de 135 mil euros). As operações estenderam-se a um total de quatro instituições bancárias que acabaram por ter de repor o dinheiro roubado: Caixa Económica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú e Banco do Estado de Goiás.



Especializados em crimes desta natureza, a Web era o veículo escolhido para dirigir os ataques. Neste caso, as técnicas de spam e phishing foram as utilizadas pelos criminosos para levar a cabo as operações. Desta forma, os criminosos acediam de forma fraudulenta a contas bancárias de clientes que tinham por norma utilizar os sistemas de homebanking e contavam com a ajuda de cúmplices que alugavam as suas contas para receber o dinheiro roubado.



Os acusados fazem parte de uma das maiores redes alguma vez descobertas no Brasil. As sentenças para cada réu variaram entre 21 e 19 anos de cadeia.




Notícias Relacionadas:

2007-02-07 - Clientes de quatro bancos portugueses ameaçados por novo ataque phishing

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.