A imprensa brasileira avança que uma rede de 65 piratas informáticos foi detida sob a acusação de fraude e lavagem de dinheiro depois de levarem a cabo golpes que, entre outros danos, causaram um prejuízo de mais de 100 milhões de reais (cerca de 39 milhões de euros) a uma instituição financeira.
O Ministério Público Federal do Brasil indica que, em apenas quatro dias, um dos criminosos conseguiu roubar 395 mil reais de uma conta (cerca de 135 mil euros). As operações estenderam-se a um total de quatro instituições bancárias que acabaram por ter de repor o dinheiro roubado: Caixa Económica Federal, Banco do Brasil, Banco Itaú e Banco do Estado de Goiás.
Especializados em crimes desta natureza, a Web era o veículo escolhido para dirigir os ataques. Neste caso, as técnicas de spam e phishing foram as utilizadas pelos criminosos para levar a cabo as operações. Desta forma, os criminosos acediam de forma fraudulenta a contas bancárias de clientes que tinham por norma utilizar os sistemas de homebanking e contavam com a ajuda de cúmplices que alugavam as suas contas para receber o dinheiro roubado.
Os acusados fazem parte de uma das maiores redes alguma vez descobertas no Brasil. As sentenças para cada réu variaram entre 21 e 19 anos de cadeia.
Notícias Relacionadas:
2007-02-07 - Clientes de quatro bancos portugueses ameaçados por novo ataque phishing
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários