A Rede Unicre começou a comercializar uma nova plataforma de ecommerce esta semana que traz novidades ao nível do aumento da segurança e da facilidade de utilização de cartões de crédito e débito em pagamentos online, adiantou hoje António Pereira Dias, Director da Rede Unicre, na conferência Portugal Internet Week’09, que hoje decorre no Fórum Picoas.

A adopção das normas internacionais 3D Secure está na base do desenvolvimento da nova plataforma Rede Unicre ecommerce, que procura estabelecer um sistema que garanta maior segurança aos utilizadores e aos comerciantes, mas a usabilidade não foi colocada de lado. O sistema já pode ser experimentado online, onde uma demonstração explica a forma de integração nas lojas online.

“A falta de usabilidade é uma das razões pelas quais o comércio online não tem mais penetração”, sublinha António Pereira Dias que coloca em comparação as transacções de comércio electrónico em Portugal e a média europeia para provar que ainda estamos numa fase incipiente. Actualmente as vendas online representam apenas 0,5% do negócio da Rede Unicre, enquanto a média europeia se eleva a 10%. “O nosso objectivo é chegar aos 5% a três anos”, confirmou o responsável à margem da conferência.

Para já a plataforma só tem um comerciante aderente, mas o objectivo é migrar todos os comerciantes da plataforma de autenticação de cartões para compras online até final do primeiro semestre de 2010, confirmou este responsável ao TeK à margem da conferência. A actual rede conta com 800 comerciantes aderentes mas António Pereira Dias acredita que o potencial actual se eleva a 1.500 comerciantes.

A plataforma Rede Unicre ecommerce pode também ajudar a aumentar o número de comerciantes online, até porque segundo a empresa é fácil e barata de implementar, exigindo pouco desenvolvimento da parte do comerciante, que terá apenas “algumas horas” de desenvolvimento técnico. O aumento do número de cartões suportados é também uma das características bem acolhidas pelos comerciantes.

A parceria técnica foi feita com a Monext, uma empresa francesa que trabalha já com várias entidades ligadas ao comércio electrónico a nível internacional. O modo de funcionamento faz com que nenhuma informação seja transmitida e guardada no site da loja online, já que a confirmação dos dados é realizada na página aberta no site da Rede Unicre, que depois transmite a confirmação da transacção ao comerciante, tornando o processo mais transparente.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O sistema tem algumas semelhanças com o MBnet da SIBS, que António Pereira Dias admite que é concorrente do Rede Unicre ecommerce. Apesar de ter estado no lançamento deste sistema suportado na SIBS, a Rede Unicre admite que este era um sistema de transição enquanto as novas normas mais seguras não eram adoptadas.

Fátima Caçador