A maior parte das novas palavras registadas em 2009 no Oxford Dictionary estão relacionadas com a tecnologia e a Internet, ou mais propriamente com as redes sociais, a provar a popularidade das mesmas.

A rede de microblogging Twitter garante alguns termos, como é exemplo Tweetup, para expressar a intenção de “encontro” ou “reunião”, a que se juntam “Twitterati”, “Twitterverse” e “Piu”.

No entanto, a palavra do ano foi o verbo "Unfriend" - traduzido à letra, “desamigar” -, que significa retirar alguém de uma rede social da Internet, como por exemplo o Facebook, removendo o seu estatuto de “amigo”.

Do ranking das melhores de 2009, segundo o mesmo recurso, e relacionadas com a Internet, fazem igualmente parte termos como “Paywall”, uma forma de bloquear o acesso a uma parte de um site que está disponível apenas para subscritores do serviço; e a já recorrente “Tag cloud”, uma representação visual das palavras mais usadas num dado site.

Destaque ainda na listagem para a expressão “slashdot effect”, para referir a desaceleração ou “quebra” de um pequeno site devido a um grande aumento de tráfego quando este está ligado a outro, muito mais popular.