A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) aprovou um conjunto de medidas que visam ampliar as leis para a atribuição de novos nomes de domínio Internet.




Numa decisão que marcou o seu encontro anual, que decorreu esta semana em Paris, a entidade reguladora votou favoravelmente, por unanimidade, duas propostas que permitem que qualquer palavra, em qualquer língua, possa vir a ser usada como top level domain (TLD).




Uma das propostas relaciona-se especificamente com a utilização de domínios em caracteres chineses, árabes ou em cirílico e com domínios que usem combinações de letras e números, até 64 caracteres.




Actualmente, as terminações dos endereços Internet estão limitadas a ".com", ".net" e ".org" assim como aos códigos regionais como o ".pt"para Portugal. As novas medidas poderão originar uma grande variedade de sufixos.




Por enquanto não há qualquer novo sufixo escolhido, o que só deverá acontecer dentro de algum tempo. Até lá o ICANN terá de especificar vários detalhes, como por exemplo, os valores a cobrar para a atribuição dos nomes.




Notícias Relacionadas:


2008-06-24 - Dominío .biz com dois milhões de registos

2007-10-12 - ICANN testa endereços com caracteres não romanos