A partir de Janeiro vai ser possível solicitar certidões permanentes de registo predial através da Internet, obtendo-se desta forma toda a informação acerca dos registos de determinado imóvel e tornando desnecessário o registo em papel.
O acesso a esta informação não tem custos para o utilizador, sempre que posteriormente se realize um pedido de registo online sobre o mesmo prédio, no prazo de validade dessa certidão permanente. Neste caso, o valor pago quando foi pedida a certidão é descontado no preço do registo.
Quando o acesso à certidão não originar um pedido de registo predial através da Internet, o seu custo é de seis euros, o que significa uma redução de 80 por cento face ao custo da certidão em papel.
A certidão permanente é disponibilizada pelo prazo de um ano, podendo ser renovada por iguais períodos de tempo.
Inscrita no programa SIMPLEX, a reforma do registo predial iniciou-se em Julho último, sendo que algumas medidas entraram em vigor nesse mês e outras têm efeito a partir de 01 de Janeiro de 2009.
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi termina 2025 com marco histórico de mais de 400.000 carros entregues -
App do dia
Pocket Play: Ayaneo mostra um novo vislumbre do seu primeiro smartphone de gaming -
Site do dia
Tabliss traz mais opções de personalização a cada novo separador que abre no browser -
How to TEK
Copilot Vision funciona como um segundo par de "olhos" enquanto navega online. Saiba como usar no Edge
Comentários