Robert Soloway, mais conhecido como o "rei do spam" por ser o oitavo maior emissor de mensagens de correio electrónico não solicitadas em todo o mundo, está em vias de enfrentar uma larga estadia na prisão depois de se declarar culpado de práticas de fraude electrónica, roubo de identidade e fuga aos impostos em 2005, ano em que lucrou 309 mil dólares com as suas actividades.



Preso desde o ano passado, o acusado preferiu render-se e assumir todos os crimes que cometeu a enfrentar um sem número processos. Agora, a sentença final, que poderá ir até 26 anos de prisão, só será conhecida a 20 de Junho deste ano.



Para efectuar o seu trabalho, o norte-americano de 29 anos controlava uma rede de milhares de computadores zombie para onde enviava milhões de mensagens de spam onde eram promovidos vários sites, entre os quais o da sua empresa, a Newport Internet Marketing. Actuava ainda através de um ISP chinês, a partir do qual enviou mensagens não solicitadas para uma base de dados com mais de 157 milhões de endereços electrónicos.



Esta não é a primeira vez que Robert Soloway tem de se apresentar em tribunal. A situação mais conhecida foi provavelmente a que, em 2005, colocou o "rei do spam" frente a frente com a Microsoft, num processo que acabou por perder ficando sujeito ao pagamento de uma coima de 7,8 milhões de dólares. No entanto, a multa nunca foi paga e Robert Soloway seguiu com a sua actividade.



Notícias Relacionadas:

2008-03-11 - Spam com origem em contas Gmail duplica em Fevereiro