O Reino Unido decidiu experimentar a votação por mensagem de texto e televisão digital nas próximas eleições locais que decorrerão em Maio. A duas localidades escolhidas para permitir aos seus eleitores optar pela votação electrónica foram Liverpool e Sheffield, sendo que as cidades de Crewe e Nantwich, St Albans e Swindon estarão a acompanhar a votação via Internet feita a partir de casa, bibliotecas locais e quiosques de votação em locais públicos.



De acordo com declarações prestadas à ZDNet UK News pelo ministro do governo local, Nick Raynsford, estas iniciativas são importantes para edificar a confiança dos eleitores e testar a eficácia das técnicas utilizadas para assegurar que a integridade da votação é respeitada.



Métodos de contagem de votos electrónica serão também testados nos círculos eleitorais de Camden, Wandsworth, Chester, Rugby e Broxbourne em Londres. Embora nunca tenha sido utilizado numa eleição pública, o governo britânico que começou a planear a mudança para o sistema de e-voting em 2000, nas eleições locais dessa altura, e espera que em 2006 o voto electrónico seja uma realidade. Ms, primeiro terá de realizar um debate no Parlamento inglês já que a implementação do e-voting requer um nova legislação.



Seja como for a organização não governamental Electoral Reform Society tem algumas reservas afirmando que o Reino Unido não está preparado para dar este importante passo nas eleições públicas, e adverte para o comportamento que considera negligente do governo em relação aos riscos de segurança que uma votação online pode representar.



Notícias Relacionadas:

2001-12-02 - Smart card na base da segurança do voto electrónico na Assembleia portuguesa