Depois de várias versões dirigidas a utilizadores técnicos ficou finalmente disponível a derradeira versão de testes do Firefox 3.5, acessível a qualquer utilizador.

O pacote, que pode ser descarregado de forma gratuita na página de Internet oficial, inclui mais de 5 mil melhorias face à actual versão comercial do Firefox (3.0) e está disponível em 70 línguas.

Entre as novidades contam-se o suporte para HTML 5 e várias modificações ao nível do motor de JavaScript. O Firefox 3.5 vai incluir um modo de navegação privado, novas opções de personalização e funcionalidades melhoradas ao nível do vídeo e das imagens.

Os testes já realizados também permitem à Fundação Mozilla afirmar que esta versão 3.5 é duas vezes mais rápida que a versão anterior do browser e 10 vezes mais rápida que o Firefox 2.

A Mozilla anunciou também uma melhoria do sistema de categorização e pesquisa para os mais de 6 mil add-ons disponíveis para o Firefox. Outra novidade é o lançamento do Collections que permite agrupar add-ons.