Há uma nova funcionalidade de apoio a quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão (maiores de 25 anos), alterar a morada junto dos serviços públicos competentes ou ativar a Chave Móvel Digital.  A partir desta semana será possível contar com apoio em tempo real e através de uma videochamada para utilizar estes serviços online, a partir do site ePortugal

Para usar a opção, o utilizador solicita o apoio por videochamada, introduzindo os dados e fazendo uma proposta de data e hora. Em 15 minutos, receberá de volta um email de confirmação da data proposta e marcação do dia e hora da renovação assistida.  

No dia agendado, o utilizador conta com assistência de um funcionário, que através de uma videochamada, acompanha os passos dados por quem está a usar o serviço online e o guia nas opções a escolher, durante o processo de renovação do documento. 

Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, explicou à TSF que esta é uma forma adicional de ajudar quem tem dificuldades com a renovação do Cartão de Cidadão, que se junta às duas outras opções de suporte já disponíveis, o email e o telefone. 

"No fundo aquilo que a videochamada faz é ajudar quem tem dificuldades em usar sozinho este serviço online, sem precisar de se deslocar a qualquer serviço público", referiu a ministra, sublinhando a importância de medidas que promovam a inclusão digital.

O Governo pretende estender esta opção “digital assistida” a outros serviços em breve, como sejam a revalidação da carta de condução, marcação de uma consulta no centro de saúde ou pedir o certificado de registo criminal, adiantou a responsável à TSF.

O objetivo é ir “descongestionando os serviços” e fazer “com mais consigam aceder aos serviços online”.