Há uma nova funcionalidade de apoio a quem precisa de renovar o Cartão de Cidadão (maiores de 25 anos), alterar a morada junto dos serviços públicos competentes ou ativar a Chave Móvel Digital. A partir desta semana será possível contar com apoio em tempo real e através de uma videochamada para utilizar estes serviços online, a partir do site ePortugal.
Para usar a opção, o utilizador solicita o apoio por videochamada, introduzindo os dados e fazendo uma proposta de data e hora. Em 15 minutos, receberá de volta um email de confirmação da data proposta e marcação do dia e hora da renovação assistida.
No dia agendado, o utilizador conta com assistência de um funcionário, que através de uma videochamada, acompanha os passos dados por quem está a usar o serviço online e o guia nas opções a escolher, durante o processo de renovação do documento.
Alexandra Leitão, ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, explicou à TSF que esta é uma forma adicional de ajudar quem tem dificuldades com a renovação do Cartão de Cidadão, que se junta às duas outras opções de suporte já disponíveis, o email e o telefone.
"No fundo aquilo que a videochamada faz é ajudar quem tem dificuldades em usar sozinho este serviço online, sem precisar de se deslocar a qualquer serviço público", referiu a ministra, sublinhando a importância de medidas que promovam a inclusão digital.
O Governo pretende estender esta opção “digital assistida” a outros serviços em breve, como sejam a revalidação da carta de condução, marcação de uma consulta no centro de saúde ou pedir o certificado de registo criminal, adiantou a responsável à TSF.
O objetivo é ir “descongestionando os serviços” e fazer “com mais consigam aceder aos serviços online”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários