"Gostava de aprender a tocar guitarra" ou "como é que consigo definir uma sobrancelha perfeita" são dúvidas que podem ocorrer durante o quotidiano de várias pessoas em todo o mundo. Enquanto o motor de busca Google é especialista em apontar sites com respostas, e o YouTube é rei nos tutoriais, a tecnológica norte-americana apresenta um serviço de auxílio profissional: os Google Helpouts.

A plataforma online disponibiliza consultas personalizadas com pessoas, através de videochamada, que dão aconselhamento em determinados temas. Apesar de a plataforma já ter várias categorias, como entretenimento, cozinha, saúde e jardinagem, são ainda poucos os prestadores de serviços disponíveis.

Para já o Helpouts também só está disponível em inglês, o que para muitos internautas acaba por não ser um entrave.

Enquanto alguns vídeos estão disponíveis – como é o caso do canal da cadeia de lojas de cosmética Sephora – existem outros serviços de ajuda em tempo real que podem custar mais de 20 dólares, cerca de 15 euros, por sessão. E por sessão entende-se quando o motivo que requereu ajuda está resolvido.

A Google fica com 20% das receitas geradas pelos utilizadores e empresas que disponibilizam Helpouts. A empresa de Mountain View também já fez questão de adiantar que não vai permitir a partilha de conteúdos de caráter sexual na plataforma.

Quem tiver uma conta Google pode dirigir-se à plataforma e candidatar-se para também ser um prestador de serviços. Para já só através de convite será possível criar um canal de apoio, e como o projeto ainda está em fase inicial é expectável que poucos utilizadores sejam aprovados.

A nova plataforma da Google acaba por fazer lembrar o projeto português Zaask, onde pessoas que precisam de ajuda em determinado tema vão à procura de pessoas que estão a disponibilizar ajuda nesse segmento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico