Em causa está o facto de a Google obrigar os fabricantes que querem instalar o Android nos seus dispositivos, a pré-carregarem nos dispositivos a sua loja de aplicações e outros serviços próprios, ao mesmo tempo que são impedidos de pré-carregarem aplicações de outros fabricantes.  

As exigências do regulador russo passam por exigir que a Google não bloqueie a possibilidade de outros fabricantes de aplicações poderem ter os seus produtos pré-instalados nos equipamentos que estão à venda na Rússia.

A empresa tem até 18 de novembro para reagir, ou pode enfrentar uma multa até 15% das receitas de aplicações móveis no mercado russo.

 A queixa que deu origem ao caso foi apresentada pela maior empresa russa de pesquisas, que tem vindo a perder terreno com o aumento de penetração dos serviços da Google que hoje controlam 76,6% das pesquisas no mercado móvel russo.

Recorde-se que as políticas da Google no mercado de dispositivos móveis também estão a ser alvo de escrutínio pelos reguladores da União Europeia e dos EUA. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.