Na próxima semana o SAPO apresenta o novo layout da homepage do portal. A mudança faz parte de uma das estratégias da empresa que prevê a alteração do desenho da página principal do canal de "dois em dois anos, sensivelmente", avançou Celso Martinho, director técnico do SAPO ao TeK.



O responsável assume que o processo de elaboração da página demorou perto de oito meses, um dos mais longos tendo em conta as acções de renovação anteriores.



Para levar a cabo a concepção do layout a equipa técnica do SAPO decidiu apostar em duas premissas que, na opinião de Celso Martinho, "são, actualmente, duas das mais importantes" na concepção de uma página online: a usabilidade e as necessidades específicas dos utilizadores.



Neste sentido, a empresa contou com a colaboração da Ideias e Imagem para a execução de uma análise crítica à página actual do portal de forma a averiguar quais as principais prioridades para o novo layout.



Após os processo de análise foi executado um estudo comparativo a outros portais concorrentes, nacionais e internacionais, e foi levado a cabo um questionário online para recolher as opiniões reais dos utilizadores. Neste processo o SAPO contou com mais de 50 mil respostas de visitantes da página. Paralelamente, foram divididas as prioridades por grupos de utilizadores.



A homepage do SAPO vai contar com uma disposição de conteúdos renovada, mais simples e acessível. A possibilidade de personalizar o portal de acordo com o gosto pessoal de cada utilizador é uma das características presentes no novo projecto.



Celso Martinho estima que a versão final da nova página esteja disponível já no próximo dia 19 de Abril e adiantou que, em 2007, a actuação do SAPO passará menos pela apresentação de novos projectos. A aposta na diferenciação e renovação de serviços será a maior aposta da empresa que, ao longo deste ano, pretende cativar o público naciona,l a residir em Portugal e no estrangeiro, através do conceito de "portugalidade".

Notícias Relacionadas:

2007-03-02 - SAPO Local integrado no serviço de notícias do portal

2006-12-28 - Sapo estreia serviço de vídeo e promete mais novidades para 2007