O SAPO colocou no ar um novo serviço de fotografia que centra a sua aposta nas funcionalidades de partilha de imagens. O novo serviço marca o fim, pelo menos temporário, da parceria com a Foto Flash, que conjuntamente com a empresa do Grupo PT assegurava o Foto Sapo, entretanto descontinuado.



Pedro Gingeira, do SAPO, explicou ao TeK que a decisão de avançar para um novo serviço de fotografia se prende com alterações do próprio mercado, cada vez mais orientado para "serviços que permitam partilhar fotos em comunidade" e descarregar imagens recolhidas a partir do telemóvel.



A noção destas alterações terá motivado a decisão da empresa em avançar com um novo serviço, menos centrado na impressão e armazenamento de imagens e mais focado no fotosharing, reforçou o responsável acrescentando que actualmente os números disponíveis apontam para que "o mercado de fotosharing valha entre três a cinco vezes mais que o mercado de impressão". Este por seu lado, deverá somar em Portugal cerca de 100 mil utilizadores.



O Fotos SAPO está para já disponível em versão beta, uma vez que muitas nas funcionalidades que vão compor a versão final do serviço não estão ainda disponíveis. Entre as opções que serão brevemente adicionadas ao serviço está a impressão de fotos, a possibilidade de introduzir legendas ou a facilitação do envio de imagens ou convites para o site.



Do leque de novas funcionalidades previstas farão parte serviços gratuitos e serviços premium, isto embora Pedro Gingeira garanta que boa parte da oferta do Fotos Sapo se irá manter de acesso livre. A empresa não tem previsões acerca do número de utilizadores que possam migrar do anterior para o novo serviço, já que o Fotos SAPO ainda não assegura todas as funcionalidades da oferta anterior, tais como a impressão de imagens.



O serviço da Foto Flash mantém-se em funcionamento. Conta actualmente com 22 mil clientes registados e planeia um conjunto de novas funcionalidades ao nível da impressão, onde se incluem a possibilidade de impressão manual a preto e branco, revelou ao TeK Ricardo Correia.



Pedro Gingeira, tal como Ricardo Correia, assegura que o fim da parceria se deve a diferenças de visão estratégica, mas que o relacionamento entre as duas empresas continua positivo e pode gerar novas parcerias no futuro.



Notícias Relacionadas:

2004-10-04 - Projecto de fusão entre Foto-Flash e Zonelab suspenso


2001-09-19 - Sapo chega aos 70 canais com o NetBebé e Foto Sapo