A Ink "sai para a rua" depois de um longo período de testes, em que sustentou vários sites do grupo PT. Desenhada no contexto do último Codebits, a versão 2 agora disponibilizada foi usada no desenvolvimento do novo site do MEO e da plataforma MusicBox.

Layouts responsive adaptados a vários ecrãs - smartphones, tablets e PCs -, composição de texto, elementos de navegação e formulários ou tabelas são algumas das funcionalidades oferecidas pela InK, com recurso às linguagens HTML, CSS 3 e Javascript.

A ferramenta garante ainda funcionalidades interativas adicionais, como validação de dados ou ordenação de elementos e galerias de imagens, refere a PT num comunicado enviado à imprensa.

A InK foi apresentada no Codebits de novembro de 2012 como uma solução de desenvolvimento de interfaces web melhor e menos confusa do que as existentes, afirmava Pedro Couto e Santos, designer e um dos mentores da ideia.

Na altura também foi deixado um convite aos participantes do evento para que usassem a ferramenta nos projetos que estavam a desenvolver.

A InK vem agora a público "depois de longos meses de testes conduzidos por uma comunidade de experts responsável por uma framework mais simples, intuitiva e manipulável mesmo por quem não domine as linguagens HTML, CSS 3 e Javascript", considera a PT.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de Redação: Foi acrescentado o link para a solução.