Assinala-se hoje o terceiro aniversário do portal SAPO CV, a primeira experiência do SAPO a nível internacional que acabaria por ser replicada em Angola, Moçambique e mais recentemente em Timor-Leste. Inês Condeço, responsável pelo SAPO Internacional, mostra-se satisfeita com a evolução dos projectos mas garante que o objectivo é continuar a crescer, em acessos e rentabilidade.

Desde Abril de 2008 o SAPO conta com o apoio da CVTelecom e parcerias estratégicas com vários órgãos de comunicação do país para desenvolver o portal que se tem assumido como "principal porta de entrada para qualquer cabo-verdiano na Internet", o que inclui residentes e cidadãos na diáspora, explica Inês Condeço ao TeK.

Com 400 mil visitantes únicos na homepage, e cerca de 1 milhão de pageviews, o portal tem ganho notoriedade e credibilidade, sendo utilizado mesmo por quem não tem Internet em casa ou no trabalho.

"Em Cabo Verde, mais do que noutros países, a evolução nos últimos três anos é absolutamente fascinante. O SAPO faz parte da vida de toda a gente, mesmo que só aceda uma vez por semana no cibercafé", defende Inês Condeço.

O portal tem vindo a investir em várias áreas com os parceiros locais, apoiando o desenvolvimento de websites, formação e criação de serviços que possam ajudar a desenvolver a Internet e a banda larga do ponto de vista dos conteúdos e a dinamizar a sociedade da informação.

Garantindo que o projecto é sustentável, Inês Condeço admite que o objectivo é continuar a reforçar o investimento e crescer, em termos de conteúdos, de equipa e também de receitas de publicidade, embora esta seja uma área ainda pouco desenvolvida em Cabo Verde. As parcerias de conteúdos são também uma componente que vai continuar a ser reforçada, nomeadamente na área de Tecnologia, onde o TeK está presente desde o início do ano.

Para 2011 os planos passam pelo reforço de acções para dinamizar a Web 2.0, incluindo formação e trabalho próximo com as universidades.

O SAPO continuará a estudar outros países da lusofonia com potencial para a criação de projectos semelhantes ao SAPO Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor, mas Inês Condeço não quis adiantar qualquer data para lançamento de novas iniciativas. "Tem de ser encontrado um equilíbrio de sustentabilidade e de parcerias locais", lembrou.

Para comemorar o terceiro aniversário o SAPO CV organizou uma série de acções, entre as quais se conta o concerto em directo de Djodje para todos os utilizadores SAPO CV, que está marcado para hoje às 18h00 (hora de Portugal).

Em Cabo Verde, o Sapo CV e a CVMultimédia têm preparada uma festa na Cidade da Praia, na zona do Plateau, onde amanhã todos os utilizadores poderão ter acesso a computadores e internet, jogos, insufláveis, acrobatas e actividades para toda a família.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.