O recém lançado serviço de Instant Messaging do Google poderá ser compatível com o SAPO Messenger, a aplicação de mensagens instantâneas do portal SAPO. O facto de ambos se basearem em protocolos abertos garante as possibilidades técnicas de interligação mas é necessário formalizar o processo de federação, que o Google apenas está a fazer com o serviço Vling da EarthLink e o projecto Sipphone.



Celso Martinho, director técnico do SAPO, confirmou ao TeK que existe a possibilidade técnica de ligação entre os dois serviços e que a federação foi já solicitada ao Google. "No site destinado ao desenvolvimento as indicações são de que o Google está disponível para federar qualquer service provider que partilhe a visão de facilitar a escolha do utilizador e usar protocolos abertos. Já enviámos um email e agora estamos à espera da resposta", acrescenta.




Recorde-se que o SAPO avançou recentemente com um serviço de VoIP, actualmente também limitado a comunicação entre PCs, para o qual trabalhou com diversos parceiros, incluindo a Jabber.



Se a ligação entre os dois serviços for garantida, os utilizadores do Google Talk deverão poder adicionar à sua lista amigos do SAPO Messenger e vice-versa, mantendo comunicações por escrito e de voz.



Celso Martinho louvou ainda a opção do Google pelo formato aberto no Instant Messaging, um passo que acredita ser importante para toda a comunidade de utilizadores.

Notícias Relacionadas:

2005-08-24 - Google estende tentáculos com serviços de Instant Messaging e VoIPtop