(Actualizada) O Sapo conta a partir de hoje com uma nova homepage. A versão preliminar da nova página recebeu cerca de 200 mil acessos durante as três semanas de teste, período que serviu também para recolher opiniões dos utilizadores.

"As alterações que hoje se verificam na homepage, como por exemplo os destaque dos conteúdos editoriais e uma concepção gráfica mais livre, no sentido de deixar a página respirar um pouco mais, são dois bons exemplos das opiniões dos nossos utilizadores, que foram expressas nos testes de usabilidade", disse ao TeK fonte do Sapo.

A mudança de imagem reflecte uma aposta nos conteúdos noticiosos e na usabilidade, simplificando o acesso a grandes áreas temáticas e introduzindo uma ferramenta que permite incluir nos resultados das pesquisas conteúdos publicados no Twitter.

Quem navegar até sapo.pt vai encontrar um interface mais "clean", com maior destaque para conteúdos como o entretenimento, a comunidade e áreas como a Economia, Desporto, Vida e Tecnologia.

Tal como o TeK noticiou na altura em que foi lançada a versão beta da página, as alterações resultam de um projecto iniciado há um ano que envolveu estudos de usabilidade, inquéritos e testes a diferentes grupos de utilizadores com recurso a equipamentos de eye-tracking, por exemplo.

O portal português conta com 14 anos de existência e regista cerca de 900 mil utilizadores diários e 500 milhões de pageviews mensais.

Nota de Redacção: A notícia foi actualizada com as declarações recolhidas junto do Sapo.