O evento Search On da Google focou-se nos avanços feitos pela gigante tecnológica no que diz respeito à inteligência artificial. De salientar que na última edição do I/O, evento dedicado a developers, foram reveladas novidades no MUM (Modelo Unificado Multitarefas), capaz de compreender em simultâneo as informações provenientes de vários formatos, sejam eles vídeos, texto ou imagens.

A Google diz que os avanços feitos na IA vão transformar radicalmente a forma como se usa a informação, e como esta vai ajudar a vida das pessoas no seu quotidiano e enfrentar os desafios globais mais complexos.

A gigante tecnológica salienta a atualização do Mapas com os fogos que lavraram nos Estados Unidos, tendo adicionado uma nova camada dedicada às pesquisas, para informar área perdida ou intensidade do incêndio em tempo real. Também lançou uma ferramenta para informar onde foram ou onde são necessárias plantar mais árvores, de forma a ajudar a combater as mudanças climatéricas. Estas ferramentas, Tree Canopy Insights e Wildfire Mapping, foram lançadas nos Estados Unidos.

Veja na galeria imagens das novidades do Search da Google:

A primeira integração do MUM foi feita no Google Lens, em que os utilizadores podem tocar numa peça de roupa, por exemplo, umas meias. A IA vai ajudar a pesquisar por coisas que se torna bastante difícil descrever com precisão apenas com palavras. Mesmo que escreva “meias Vitorianas com motivos florais brancos” pode não encontrar exatamente o padrão que necessita. Assim, o Lens vai facilitar essa pesquisa.

Outro exemplo dado para o Lens diz respeito a uma bicicleta com um problema que seja difícil de explicar, requerendo algumas orientações para reparar. Para quê mergulhar em catálogos de peças, procurar um tutorial, quando pode usar o modo “apontar e perguntar” incluído na pesquisa, facilitando as opções do que procura.

Nesse sentido, a Google refere que a sua própria de pesquisa principal está a ser redesenhada em função do MUM e os seus avanços de IA. O objetivo é tornar a pesquisa mais natural e intuitiva, com estes recursos. Para explicar o novo modo “Coisas a Saber”, que no fundo são um conjunto de tópicos associados ao que está a pesquisar, foi dado o exemplo da decoração de um apartamento, no qual quer aprender mais sobre pinturas acrílicas.

Na página de resultados para “pinturas acrílicas” vai poder clicar em “Coisas a Saber” e receber vários aspetos sobre o tópico, incluindo tutoriais, estilos, utilização de utensílios domésticos, entre outros assuntos mais eficazes. A Google diz que consegue identificar 350 tópicos sobre as pinturas acrílicas de forma a ajudar o utilizador a encontrar o que realmente necessita.

Este recurso chegará à Pesquisa do Google nos próximos meses e a tecnológica explica que ao colocar dois ecrãs do telemóvel lado a lado, são destacados um conjunto de pesquisas e recursos utilizando apenas o toque, permitindo refinar as buscas sobre esse tema, assim como ampliar conceitos, listando a lista de pintores famosos associado, por exemplo.

Outra novidade na página de pesquisa são os resultados com imagens em negrito e miniaturas em vídeo. Esta nova página pretende oferecer resultados que servem de inspiração visual, com ideias da web, artigos, imagens, vídeos e outros elementos que pode percorrer mais facilmente no novo design. Foi criada para fazer pesquisas de inspiração sobre diferentes temas, como por exemplo, Halloween ou jardins verticais.

A Google já tinha referido que seria mais fácil encontrar momentos importantes nos vídeos, tais como uma jogada específica num jogo de futebol ou os diferentes passos de uma receita de culinária. A pesquisa permite agora identificar tópicos relacionados com um vídeo, listando links para outras informações associadas.

Através do MUM as pesquisas listadas podem ser sugeridas com base nas informações do vídeo, mesmo que estas não sejam explicitamente referidas no mesmo. A IA tenta compreender os contextos e aprofundar as pesquisas para ajudar os utilizadores. Esta ferramenta ainda será lançada esta semana, numa primeira versão, com a promessa de ser refinada nos próximos meses.