A Microsoft acaba de anunciar o lançamento de uma nova ferramenta de cibersegurança que combina os seus conhecimentos em matéria de ciberameaças com a próxima geração de Inteligência Artificial. Como explica a tecnológica, o Security Pilot foi concebido para ajudar profissionais de segurança a identificar, responder e prevenir ameaças, tudo através de um assistente de IA.

O Security Copilot promete simplificar o trabalho das equipas de segurança e amplificar as capacidades dos profissionais, apoiando-os na identificação de atividades maliciosas e ajudando a correlacionar e a resumir dados de ataques, disponibilizando também  recomendações de ações de mitigação e prevenção de ameaças em tempo real.

Clique nas imagens para ver o novo Microsoft Security Copilot

Para assegurar que as equipas de segurança operam com os mais recentes dados sobre os cibercriminosos e as suas táticas, o Security Pilot "aprenderá e melhorará continuamente", afirma a Microsoft. Além disso, a ferramenta dará "acesso contínuo aos modelos OpenAI mais avançados para apoiar tarefas e aplicações de segurança exigentes".

Veja o vídeo 

Em comunicado, Paula Fernandes, Security Business Group Lead na Microsoft Portugal, explica que, "atualmente, os profissionais de cibersegurança lutam contra hackers implacáveis e ataques sofisticados", acrescentando que, perante este cenário é necessário um investimento tanto na tecnologia como nas pessoas, "capacitando-as com as ferramentas necessárias para tornar o mundo num lugar mais seguro".

"Com o lançamento do Security Copilot, o primeiro produto de segurança IA generativa, pretendemos ajudar os profissionais na defesa dos ataques à velocidade e à escala que a IA já permite”, realça Paula Fernandes.

O Security Copilot vai fazer parte da lista extensa de produtos de segurança da Microsoft e, para já, está disponível em private preview.

Ao todo, a Microsoft Security "monitoriza ativamente mais de 50 grupos de ransomware, mais de 250 organizações de cibercriminosos de estados-nação e recebe 65 biliões de sinais de ameaças diariamente", afirma a empresa, detalhando que a cada segundo são também bloqueados mais de 25 mil milhões de tentativas de roubo de palavras-passe.

Copiloto da Microsoft quer trazer mais produtividade às aplicações do Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams
Copiloto da Microsoft quer trazer mais produtividade às aplicações do Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams
Ver artigo

A Microsoft tem vindo a apostar em grande na inteligência artificial e, para lá da área da cibersegurança e do novo Bing impulsionado pela tecnologia, recorde-se que, ainda este mês, o Microsoft 365 recebeu um "copiloto" para apoiar os utilizadores.

Microsoft 365 Copilot está disponível em modo preview para os utilizadores do Microsoft 365. Em breve, a novidade chegará a todos os utilizadores, tal como aconteceu com o novo Bing. De momento, o Copilot pode ser usado no Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams ou no Business Chat.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 17h14)