Começa hoje a primeira fase do "alcatel rec - Alarga a tua vida", uma iniciativa promovida pela Alcatel em parceria com a Unidade de Missão Inovacão e Conhecimento (UMIC) com a qual se pretende divulgar a cultura e os artistas que se expressam em língua portuguesa, nomeadamente na área da música e da criação de videoclips, usando a Internet de banda larga como plataforma preferencial.



O concurso dirige-se a todos os interessados que falem e entendam português que terão que colocar os seus trabalhos no site www.alargatuavida.com, enquanto os internautas de todo o mundo poderão ouvir e ver os trabalhos, votando online nos seus favoritos.



Existe igualmente um júri convidado para cada uma das duas componentes a concurso, música e vídeo, que irão seleccionar os trabalhos que ficarão disponíveis para votação online e onde se contam nomes como Camané, Laura, Rui Reininho, D-Mars e Micro Audio Waves, que neste caso estão relacionados com os diferentes géneros de música avaliados - Fado/Música Popular Portuguesa, Pop Rock, World Music, Hip Hop e Música Electrónica.



O período para a recepção de músicas concorrentes decorre até dia 20 de Janeiro de 2005. Os trabalhos seleccionados estarão disponíveis para a votação online a partir de 1 de Fevereiro seguinte e os vencedores desta componente serão conhecidos 15 dias depois. Será nessa data que terá lugar o início da segunda fase do alcatel rec, para a área do vídeo, com a recepção dos trabalhos. O concurso termina em Maio com a divulgação e publicação dos videoclips vencedores.



Para Diogo Vasconcelos, gestor da UMIC, esta é uma iniciativa de dinamização da banda larga a aplaudir e a continuar. "A língua portuguesa como veículo dos novos conteúdos de música e vídeo confirmou-se, na primeira edição e estou confiante que os internautas vão continuar a explorar as valências da banda larga para disponibilizarem e mostrarem as suas obras ao mundo", refere em comunicado.



Notícias Relacionadas:

2003-11-12 - UMIC e ALcatel promovem cultura portuguesa na Internet de banda larga