Arranca hoje a 10ª edição da Semana da Ciência e da Tecnologia, uma iniciativa apoiada pela Agência Ciência Viva que une instituições científicas, universidades, escolas, associações e museus para a promoção das suas actividades através do contacto directo com o público.



No total estão inscritas 136 entidades, distribuídas por 20 distritos, que irão participar na Semana da Ciência através dos 417 eventos já agendados. Entre as actividades a desenvolver há espaço para workshops, palestras, visitas a laboratórios, passeios científicos e observações astronómicas, entre outras.



No âmbito do projecto, teve início hoje, em Lisboa, no grande auditório
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa o Workshop de Lançamento do Programa MIT, que irá decorrer até ao final da semana.



Paralelamente, a Escola Superior de Enfermagem de Calouste Gulbenkian, em Lisboa, promove até ao dia 24 deste mês uma exposição nos hospitais de S. José e Miguel Bombarda, ambos na capital, que visa mostrar à população os esforços feitos pelos enfermeiros, na perspectiva de melhorar a qualidade dos cuidados.



Para o dia 24 de Novembro, data em que se comemoram os 100 anos do nascimento de Rómulo de Carvalho, estão preparadas actividades de homenagem, designadamente no Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa, onde decorrerá uma sessão prática de química mineral.



Contudo, e com um período de exposição mais alargado, tendo em conta que teve início hoje, a Biblioteca Nacional do Campo Grande promove uma exposição do trabalho do antigo professor do Liceu Camões.



Perto do meio-dia de hoje, o ministro da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, inaugurou o Centro Ciência Viva em Sintra, o 13º existente em Portugal.
Instalado, em parceria com a câmara local, na antiga oficina dos eléctricos, na curva da Ribeira, ao lado da linha do eléctrico para a Praia das Maçãs, este é o 13.º Centro Ciência Viva no País. Para o próximo ano está prevista a abertura de outros centos semelhantes, nomeadamente em Alcanena, Bragança e Proença-a-Nova.



Até ao próximo dia 25 de Novembro, estão abertas ao público em geral várias iniciativas apoiadas na ciência e na tecnologia. Para mais informações acerca do agendamento, horários e localização dos projectos os interessados poderão consultar o portal Ciência Viva.

Notícias Relacionadas:

2006-10-06 - Orçamento da ciência para 2007 sobe 64% reafirma Sócrates