Mostrando uma crescente apetência dos internautas pelas compras electrónicas, a meados da Semana do Comércio Electrónico já tinham participado quatro vezes mais utilizadores no passatempo que premeia os utilizadores que optem por fazer compras online nas lojas aderentes, confirmou hoje Alexandre Fonseca, Presidente da Comissão B2C da Associação do Comércio Electrónico em Portugal (ACEP). Este número poderá ainda crescer até ao final da semana, já que o evento termina no próximo dia 9 de Maio.


Sem revelar o número efectivo de participantes do ano passado, nem dos utilizadores que aproveitaram esta iniciativa para fazer compras neste dia, Alexandre Fonseca explicou ao TeK que a avaliação da iniciativa deverá ser sempre qualitativa e não quantitativa. "Este não é um sprint, mas uma maratona", afirmou o presidente da Comissão B2C da ACEP, salientando que mudar comportamentos de compra na Internet demora tempo.



Ainda assim, Alexandre Nilo Fonseca refere que a adesão tem sido muito positiva, e destaca mesmo o interesse dos utilizadores em participar, referindo que aos 51 minutos da madrugada do dia 2 de Maio (início do período promocional), já havia um participante no passatempo, que recebeu um prémio especial surpresa pela rapidez, no caso um PDA.



Em Outubro, a ACEP espera fazer um reforço de comunicação para promover o Comércio Electrónico, já que o último trimestre é tradicionalmente um período de compras mais forte, também online. Esta iniciativa da Associação correrá a par com um Concurso que será lançado em Setembro para as Universidades, destinado a premiar um trabalho temático sobre comércio Electrónico.



Também em Setembro vai realizar-se o 2º Congresso da ACEP, marcado para os dias 28 e 29, onde se pretende que sejam confrontadas experiências e apresentados resultados concretos das várias iniciativas dinamizadas pela Associação.



A ACEP viu também reforçado o seu número de membros com a adesão recente da SportInvest Multimédia, a Stapples, Miau, CTT e eConstrói. Da mesma forma o número de entidades que aderiu ao processo de certificação do site de comércio electrónico já está próximo das duas dezenas.



Alexandre Nilo Fonseca avançou ainda que a ACEP está a considerar internamente a atribuição de um Prémio para o melhor site de Comércio electrónico, mas que ainda não há uma decisão para o lançamento desta iniciativa.




Recorde-se que a Semana do Comércio Electrónico decorre desde o passado dia 2 de Maio até 9 de Maio e que conta com o apoio da Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC) para além de diversos patrocinadores. A iniciativa pretende promover uma maior adesão ao eCommerce e entre outras acções levou a cabo a distribuição de um Guia Prático de Compras Online e a organização de dois workshops para debater o tema.

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