Tal como estava definido no roadmap do OneCare, o serviço de antivirus da Microsoft começou ontem a ser testado por um conjunto de utilizadores seleccionado de entre os que se inscreveram para a experiência. O conjunto de utilizadores deverá ser alargado a alguns milhares de participantes nas próximas semanas, garantiu um representante da empresa, citado pela imprensa norte-americana especializada.



Em Junho a Microsoft tinha avançado com o convite aos utilizadores que quisessem participar no testes serviço de assinatura destinado a garantir uma solução única de segurança para os computadores pessoais, que deverá estar disponível no final do ano. O OneCare havia sido anunciado em Maio como um serviço pago que tirava partido de algumas ferramentas já integradas no software da Microsoft e também das recentes aquisições nesta área.



Esta é a primeira vez que utilizadores fora da empresa podem utilizar este serviço, ainda em beta, num dos longos processos de apuramento de bugs a que a Microsoft habitualmente submete as suas aplicações. Mais perto do final do ano deverá ser disponibilizada uma versão beta de utilização mais alargada, já perto da versão final.



Entre as ferramentas do OneCare conta-se o software antispyware, já disponibilizado pela empresa, antivirus e firewall, em conjunto com algumas ferramentas de gestão e afinamento para PCs Windows.



O modelo de preço não foi ainda anunciado pela empresa, embora seja assumido que este será um serviço pago por subscrição dirigido aos utilizadores individuais e não às empresas.

Notícias Relacionadas:

2005-06-21- Windows OneCare entra em fase de testes ainda no Verão
2005-05- 16 - Windows OneCare quer garantir segurança de computadores pessoais