Chama-se Reppler e propõe-se identificar elementos "comprometedores" em perfis do Facebook, analisando fotos, posts e mesmo comentários de terceiros. O objectivo é apontar aspectos que possam passar uma má imagem do utilizador, numa altura em que as empresas se mostram cada vez mais atentas às redes sociais quando avaliam "candidatos".

Por enquanto gratuito, o Reppler produz um relatório centrado em pontos como a impressão dada, os conteúdos inapropriados apresentados, o inventário da informação que oferecemos sobre nós próprios e os riscos de segurança e privacidade que corremos.

Os responsáveis pelo serviço explicam que na análise produzida é considerado o tom com que são escritos os posts do utilizador, para tentar perceber, por exemplo, se costuma estar irritado ou satisfeito.

Um aspecto fundamental tido em conta na observação é se essas mensagens poriam em risco um futuro emprego, salientando-se termos negativos, como insultos ou palavras relacionadas com droga ou álcool.

Um reparo para referir que, uma vez que é de origem norte-americana, a aplicação só consegue analisar texto em inglês, pelo menos por enquanto.

"As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a percepção que os outros têm delas" comentou Vlad Gorelik, ex-funcionário da empresa de segurança AVG Technologies e fundador do Reppler. "Há uma inquietude pela segurança, a privacidade e o impacto que os conteúdos das redes sociais possam ter sobre a vida profissional", acrescentou Gorelik. "Se trabalhamos num bar, as referências ao álcool são perfeitamente normais, agora se trabalharmos num escritório de advogados tradicional o caso muda de figura".

A provar que "não há almoços grátis", salientamos que para usar o Reppler terá de dar à aplicação acesso a todos os elementos da sua conta no Facebook… Exige-se por isso o maior cuidado.