Os resultados do Bareme Internet da Marktest indicam que 41,7 por cento do total de residentes em Portugal Continental, com mais de 14 anos, são utilizadores de serviços de correio electrónico, o que perfaz um total de 3,47 milhões de indivíduos.



A empresa de estudos de mercado refere ainda que, com estes números, é possível concluir que 90,4 por cento do total de internautas têm por hábito utilizar serviço de email.



Perto de dois milhões de inquiridos, cerca de 57,2 por cento, admite ter mais do que uma conta de correio electrónico, enquanto que apenas 39,8 refere ter um único endereço de email. Pelas contas da Marktest, o número total de contas de email no país deverá superar os 7 milhões.



Mais de 94 por cento dos entrevistados afirmaram que utilizam o serviço de correio electrónico frequentemente, tendo-o feito nos 30 dias anteriores ao inquérito. A maioria (79,9 por cento) prefere aceder ao serviço a partir de casa, enquanto que 37,5 por cento dos inquiridos assume fazê-lo no trabalho e 15,7 por cento no estabelecimento de ensino que frequenta. Os utilizadores que enviam emails a partir da casa de amigos ou familiares representam 8,4 por cento do universo em estudo.



Ao analisar as várias variantes em estudo é possível verificar que a utilização de serviços de correio electrónico é mais frequente junto dos inquiridos do sexo masculino (50,2 por cento), dos quadros médios superiores (90,5 por cento) e dos jovens com idades entre os 18 e os 24 anos (82,1 por cento). Em média, a utilização de email é superior a 70 por cento junto dos inquiridos com idades entre os 15 e os 34 anos.



No que diz respeito à taxa de utilização de email por região do país, verifica-se que é na grande Lisboa que se observa a maior incidência de respostas afirmativas (54 por cento). O Porto aparece na segunda posição (48,1 por cento), seguido do litoral Centro (42 por cento).



Através dos números da Marktest é ainda possível verificar que é junto dos inquiridos provenientes das classes sociais mais altas que se regista uma maior taxa de utilização de serviços de email.




Notícias Relacionadas:

2007-07-16 - Estudo diz que email tem impacto negativo na performance das organizações