O Reino Unido acaba de apresentar um plano para reformular os serviços públicos do país. A Internet ocupará um lugar de destaque na nova lógica de serviço público e passará a canal de contacto privilegiado do cidadão com o Estado.

Working Together é o nome que designa o plano apresentado por Gordon Brown, que contempla várias medidas para que o cidadão tenha maior espaço de intervenção e de opinião relativamente aos serviços públicos.

Pelo menos em teoria, a ideia é que o cidadão se posicione como parte activa na gestão dos serviços, explicou o Primeiro-Ministro do país.

Um exemplo, é a disponibilização, até ao próximo verão, de uma nova página de Internet que permitirá aos britânicos darem a sua opinião sobre o desempenho do seu médico de família.

Já a partir de Maio ficam disponíveis instrumentos para que o cidadão possa avaliar e comparar o funcionamento dos serviços municipais e a partir de 2010 os pais poderão dar online o seu feedback sobre o sistema de educação e os serviços prestados nesta área aos seus filhos.