No âmbito do congresso 3GSM World, a decorrer em Barcelona, Olli-Pekka Kallasvuo, presidente da Nokia, anunciou alguns dos projectos que marcarão o trabalho da empresa. A promoção da mobilidade pessoal e profissional, através de novos terminais e serviços web-based, estarão no centro das atenções da fabricante daqui em diante.



Neste sentido, a fabricante finlandesa irá aproveitar o evento para mostrar algumas das novidades concebidas para os mercados empresariais, onde se destaca o smartphone Nokia E61i, o Nokia E65 slider e o Nokia E90 Communicator.



Cada um destes dispositivos suporta redes 3G, tecnologia WLAN e inclui software Symbian da série S60 assim como câmaras digitais de alta qualidade embutidas.



Por enquanto o E65 só está disponível em alguns mercados, contudo, a sua distribuição será alargada ao longo do primeiro trimestre deste ano. Os outros dispositivos serão colocados no mercado ao longo do segundo trimestre, diz a Nokia em comunicado.



No seguimento da aquisição efectuada no ano passado, a fabricante apresenta agora o Nokia Intellisync Mobile Suite 8.0, uma plataforma que permite a integração entre diversos servidores de email, como Exchange ou o Domino, com uma vasta variedade de sistemas operativos móveis.



Apoiando-se nos sistemas de reconhecimento de localização geográfica, a Nokia, anuncia o Nokia 6110 Navigator, um telemóvel com tecnologia GPS integrada que deverá chegar ao mercado no segundo trimestre do ano.



Porém, a principal novidade a ser apresentada no 3GSM World é o Nokia N77, um terminal multimédia com características próprias de um computador pessoal. Este dispositivo suporta televisão móvel, DVB-H, MP3, AAC, AAC+, eAAC+ e WMA. Com um ecrã de 2,4 polegadas, câmara de dois megapixeis, o N77 inclui uma entrada para cartões de memória microSD e suporta as tecnologias 3G, EDGE e GSM triband.



Por fim, a fabricante europeia irá mostrar no evento o Nokia 3110, um dispositivo móvel que integra um sintonizador de rádio FM, reprodutor de MP3 com memória expansível, câmara fotográfica de 1.3 megapixeis e video ringing tones.



Todos os dispositivos apresentados durante o 3GSM World serão lançados durante o primeiro semestre de 2007, garante a Nokia em comunicado.



Parceiros multimédia



Reconhecendo a dimensão que os serviços de partilha de vídeos online assumem nos dias de hoje, a Nokia apresentou o Nokia Video Center, uma aplicação que conjuga todas as fontes para vídeos móveis, e anunciou uma parceria com o YouTube e com a Reuters para a difusão de conteúdos. Este serviço estará disponível em todos os mercados onde os dispositivos Nokia Nseries são comercializados.



Olli-Pekka Kallasvuo salienta que, apesar da indústria ainda não ter total conhecimento de todas as possibilidades que podem vir a retiradas da integração de tecnologias, a Nokia está a assumir a "liderança" nesta nova fase que promete "transformar a forma como os terminais móveis podem ser utilizados na vida pessoal ou profissional".

Notícias Relacionadas:

2005-02-14 - Nokia quer levar plataforma de smartphones Series 60 para o mercado de consumo

2005-02-14 - Nokia renova estratégia de colaboração com operadores iniciando costumização de telemóveis