A SIBS detalhou ontem o Programa de Digitalização de Pagamentos Prodigi, uma iniciativa que integra a plataforma nacional de autenticação forte que a Sociedade tem vindo a desenvolver com os bancos a operar em Portugal.



Esta plataforma tem estado em piloto pela generalidade dos bancos, que testam a sua capacidade de reforço das medidas de segurança nos sistemas de homebanking. A solução tecnológica por trás do novo sistema visa minimizar as possibilidades de apropriação de dados pessoais por terceiros, através de um sistema de one time password.



O Prodigi prevê ainda uma redução progressiva do uso do cheques, em favor de uma maior utilização de meios electrónicos para realizar todo o tipo de pagamento, sejam estes de grande ou pequeno valor.



Para fomentar os primeiros (grandes pagamentos realizados por via electrónica) é introduzida a partir de Outubro uma taxa única de 1 euro a cobrar pelos bancos aos comerciantes pela utilização do terminal electrónico.



Para fomentar os pequenos pagamentos por via electrónica, a organização está a desenvolver uma nova solução que permitirá usar o cartão de débito como porta moedas. Esta solução apenas será viável para cartões com chip incorporado, mas antes disso a SIBS pretende avançar com uma solução transitória, explica o DN.



Os comerciantes vão também passar a poder pagar aos seus fornecedores por transferência bancária, recorrendo para isso aos terminais electrónicos (POS), explica a SIBS que pretende com esta iniciativa reduzir o uso de numerário em 20 por cento e de cheques em 50 por cento, num horizonte temporal de três anos.



Pagamentos ao Tesouro passam a ser feitos por via electrónica a partir de 2007



Teixeira dos Santos, ministros das Finanças, anunciou na apresentação da SIBS que o governo se prepara para avançar com a possibilidade de efectuar pagamentos ao Tesouro por via electrónica, uma medida que também visa reduzir a utilização dos cheques.



O débito directo - que estará disponível através do Multibanco e serviços de banca online - será usado para créditos e débitos no relacionamento com entidades públicas e cidadãos e estará disponível durante o primeiro semestre do próximo ano.



Notícias Relacionadas:

2005-11-09 - Roll out da nova plataforma de autenticação para o homebanking deve avançar até Março


2005-07-12 - SIBS vai avançar com plataforma de autenticação forte para homebanking