A Google apresentou esta tarde o seu muito aguardado sistema de pagamentos via telemóvel. A fase experimental do novo Google Wallet - que tira partido da tecnologia de Near Field Communications - arranca hoje em algumas cidades norte americanas e tem estreia oficial marcada para o Verão.



Durante a apresentação oficial do serviço, transmitida online para a imprensa de todo o mundo, a Google sublinhou que a plataforma que foi desenhada com múltiplos níveis de segurança e para trabalhar com cartões de diferentes marcas.



Foram ainda anunciadas várias parcerias para os Estados Unidos, para já, e outras tantas para o mercado internacional. Ao nível dos pagamentos vale a pena destacar os acordos com a MasterCard e o Citibank. Há também várias parcerias com lojas.



No arranque o Google Wallet vai funcionar apenas com o Nexus S, ligado aos terminais MasterCard PayPass. A prazo mais telefones com Android ganharão suporte para o serviço, como garante a Google, mesmo que não tenham tecnologia NFC incorporada, adicionando essa característica através de um autocolante.



Também hoje a empresa anunciou o Google Offers, com ofertas e descontos à medida do novo serviço.



Vejo o vídeo preparado pela Google para explicar, pela boca dos parceiros comerciais, as vantagens do novo sistema e o respectivo potencial.