Os problemas com o cartão do cidadão que impediram milhares de eleitores de votar nas últimas eleições estão resolvidos, garantiu hoje o director da Administração Eleitoral, em resposta escrita a questões colocadas pela agência Lusa.

Houve um "robustecimento dos sistemas de informação que suportam a divulgação aos eleitores do seu número de freguesia de inscrição", bem como uma campanha de divulgação. Além disso, foram feitas "melhorias na gestão dos sistemas informáticos associados ao acto eleitoral", assegurou Jorge Miguéis.

De acordo com o responsável, todos os eleitores que obtiveram cartão do cidadão ou viram alterada a sua inscrição no registo eleitoral já foram notificados, o que não tinha acontecido antes das presidenciais de Janeiro - e foi apontado como uma das principais causas dos problemas.

A Direcção-geral da Administração Eleitoral (DGAI) começou, no início do mês, a enviar 5,2 milhões de cartas a 5,2 a eleitores com informações sobre as legislativas marcadas para 5 de Junho.

Pelo correio, os cidadãos recebem os contactos a partir dos quais podem esclarecer dúvidas e confirmar o local onde se devem dirigir para votar. São também relembrados de como proceder ao recenseamento e de que precisam de saber o número de eleitor e freguesia onde votar.

A divulgação antecipada visa evitar que se repitam os problemas registados nas eleições de Janeiro, que terão afectado mais de 42 mil cidadãos.

No Portal do Recenseamento basta preencher as caixas com o número de identificação civil e a data de nascimento para ficar a saber o número de eleitor e a Freguesia/Distrito Consular onde votar. Outras das alternativas passa pelo envio de uma SMS para o 3838 ou, a partir de 21 de Maio, consultar os dados na Junta de Freguesia ou Câmara Municipal da área de residência.

Quem preferir tem também à sua disposição uma aplicação gratuita lançada pela Cardmobili que permite solicitar o número de eleitor e gardá-lo no telemóvel.