O site da ACAPOR está em baixo. A associação ainda não tem confirmação, mas admite que a plataforma possa ter sido mais uma vez alvo de um ataque, na sequência do anúncio feito ontem.



Ontem, a associação que representa a indústria do comércio audiovisual e a indústria da música nacional revelou que no próximo ano conta apresentar milhares de denúncias de pirataria de conteúdos às autoridades, a um ritmo de mil denúncias por mês.



A primeira lista de mil endereços IP a chegar às mãos da Procuradoria-geral da República será entregue no próximo dia 5 de Janeiro, revelou a associação.



Contactado pelo TeK, Nuno Pereira, presidente da ACAPOR, explica que a associação já contactou o alojador do site para dar nota do problema e aguarda feedback. Por essa razão não tem ainda certeza do problema na origem da inactividade da página, mas admite que possa ser um ataque. "Temos consciência que a medida não é popular", admite Nuno Pereira, acrescentando que, ainda assim, "é necessário agir".



Já ontem circulavam em blogs algumas indicações que prometiam ou antecipavam um ataque ao site da associação, em desacordo com as acções que esta se prepara para realizar.



Esta não é a primeira vez que o site da ACAPOR é hackado. Ainda em Outubro a plataforma foi escolhida para colocar um Manifesto hacker, que passou por sites de diversas instituições activas na luta contra pirataria na Internet. O Manifesto assumia a autoria do ataque e depois das explicações dadas reencaminhava os utilizadores para o site do The Pirate Bay.



Sobre estes ataques anteriores à plataforma online da associação, Nuno Pereira assegura que está em fase de conclusão uma denúncia que a ACAPOR conta entregar em breve à Policia Judiciária, com o objectivo de ver apuradas responsabilidades. A associação tem vindo a reunir documentos e está em fase de conclusão desse processo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.