A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas já terá alterado o ministério para a existência frequente de problemas no site, mas a situação continua por resolver e as quebras de serviço mantêm-se um entrave à interação com a plataforma de serviços online do fisco.



A notícia é avançada pelo i que contactou o Ministério das Finanças a propósito do assunto. Na edição de hoje cita o secretário de Estado Paulo Núncio, que garante não existirem quaisquer problemas com os serviços online do ministério. Cita também um contabilista garantindo que o sistema ontem esteve indisponível pelo menos quatro vezes.



As queixas dos contabilistas apontam no mesmo sentido e indicam que a plataforma online do ministério tem estado indisponível um número anormal de vezes. Quando se tenta usar os serviços do site surge a mensagem: "o portal encontra-se indisponível para manutenção."



A frequência da situação motivou aliás uma carta do bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas à tutela sublinhando os impactos para esta atividade profissional das frequentes falhas no serviço.



O ministério discorda. "De acordo com a informação recebida pela Autoridade Tributária (AT), a submissão de declarações de IRS e IRC através do Portal das Finanças está a decorrer com normalidade, não se verificando problemas operacionais", diz uma declaração enviada ontem ao i.



A falta de meios e disponibilidade para investir num novo sistema é um dos motivos apontados por alguns representantes do sector para os problemas no site das finanças.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico