O site da iniciativa Novas Oportunidades, gerido pela Agência Nacional para a Qualificação, foi alvo de um ataque de um hacker que conseguiu alterar a informação da área de testemunhos. O "defacement" (alteração da página) está online pelo menos desde dia 6 de Março, Sábado, e mantinha-se sem correcção à hora de publicação desta peça.

O alerta foi dado pelo blog Websegura.net no dia 6, que avisou a equipa do TeK para o problema. Esta manhã entrámos em contacto com a Agência Nacional para a Qualificação para os alertar para a situação - de que aparentemente não tinham conhecimento, pedindo também esclarecimentos sobre o problema de segurança, num email para o qual ainda não obtivemos resposta.

O ataque terá sido feito pelo hacker que se auto denomina NEO e que tem vindo a alterar páginas de outros sites governamentais internacionais, como é possível verificar nesta lista da Zone-H, que mantém um arquivo de cibercrime, especialmente de páginas alvo de defacements.

O hacker terá conseguido entrar na área de Testemunhos, substituindo com a sua assinatura o nome das personalidades convidadas para deixar as suas impressões sobre a Iniciativa Novas Oporturnidades, entre as quais se inclui a campeã de triatlo nacional, Vanessa Fernandes.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Não sabemos se outras áreas do site terão sido igualmente comprometidas, uma questão que colocámos também à Agência para a Qualificação.

Não é a primeira vez que um site de um organismo governamental é alvo de defacers. No ano passado mais de 100 ataques, protagonizados por 31 hackers nacionais e internacionais, terão atingido sites de organismos governamentais, empresas e páginas pessoais.

Entre os visados contava-se o site do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI), mas também a página da Educação e Formação de Adultos, da Direcção Regional de Educação do Norte, do Ministério da Educação; o site do Sistema Científico e Tecnológico Regional do Governo dos Açores; uma secção da página do Ministério da Administração Interna; o Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente; e a Administração Central do Sistema de Saúde, do Ministério da Saúde, entre outros.

A alteração de sites, explorando falhas de segurança, é uma das actividades mais comuns entre hackers e tem muitas vezes por base objectivos políticos, enquanto outros se destinam simplesmente a evidenciar os problemas de segurança existentes.

Existem mesmo concursos de defacement e, em 2003, o TeK entrevistou por email um grupo de hackers, o Perfect.br, que ganhou um desses concursos, para perceber quais as suas motivações.

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.