Vários sites de embaixadas portuguesas foram alvo de ataques informáticos nos últimos dias, que exploraram uma vulnerabilidade comum e conseguiram alterar páginas, num defacement registado pelo site Zone H.




Da lista publicada pelo site com os regitos dos últimos ataques constam o site da embaixada portuguesa na República Checa, no Irão e no Reino Unido, atacados pelo grupo NeT-DeViL ontem, dia 20, mas a lista é mais longa e inclui a embaixada de Portugal na Alemanha e em Espanha, como também escreve o site português Tugaleaks.




Os vários grupos de hackers terão explorado uma falha comum a todos os sites, provavelmente decorrente da utilização da mesma plataforma, à semelhança do que aconteceu há alguns meses com as Juntas de Freguesia.




Os ataques foram reportados a partir do dia 18 e podem ser vistos na listagem da Zone-H, onde os mirrors mantêm a imagem colocada nos sites pelos atacantes.



[caption]defacement[/caption]






O TeK já contactou o Ministério dos Negócios Estrangeiros à procura de uma reação a esta notícia mas não obteve resposta até à hora da publicação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.