Os mais recentes resultados do Netpanel da Marktest mostram que quase metade dos portugueses de quatro e mais anos que durante o passado mês de Outubro acederam à Internet a partir de suas casas (48,9%) consultaram sites nacionais de jornais ou notícias.




O valor traduz-se em 120 mil utilizadores únicos que visitaram mais de 38 milhões de páginas de informação, numa média de 62 por utilizador. O tempo de navegação saldou-se em uma hora e quatro minutos por utilizador, num tempo total de utilização que ascendeu a 691 mil horas.




Face ao mês anterior, os números mencionados representam uma estabilização ao nível dos utilizadores únicos, mas um decréscimo relativamente aos outros indicadores, sendo o mais expressivo o relativo às páginas consultadas, menos 14,5 por cento no total e menos 13,9 por cento em média por utilizador, assinala a Marktest. O tempo total de navegação também assistiu a uma pequena quebra de 3,4 por cento face a Setembro, mês em que se tinha observado uma melhoria da actividade nestes sites.




O Público.pt mantém-se como o mais visitado entre os sites portugueses de jornais ou de notícias, com 197 mil utilizadores únicos. O segundo lugar é ocupado pelo Record online, visitado por 185 mil utilizadores únicos, seguindo-se A Bola no terceiro lugar, com 180 mil utilizadores únicos. O quarto lugar pertence este mês ao Expresso, que recebeu 167 mil visitantes, e O Jogo ocupa o quinto lugar, com 127 mil utilizadores únicos.




Na lista dos jornais ou sites de notícias mais visitados em Outubro, a maior subida foi protagonizada pelo Expresso online, que sobe 21,9 por cento, seguido do Diário de Notícias, que cresceu 17,1 por cento e se posicionou em 12º lugar com 82 mil utilizadores únicos.




Já a maior descida foi registada pelo noticias.clix.pt, que diminuiu 27,1 por cento depois de em Setembro ter protagonizado a maior subida face a Agosto. Ocupa agora a 15ª posição na tabela da Marktest, com 35 mil utilizadores únicos .




Notícias Relacionadas:

2004-01-27 - Internet pesa cada vez mais na balança da informação