Durante os primeiros nove meses do ano foram quase 2,5 milhões os portugueses que acederam a sites do Governo a partir de casa, o que corresponde a 81,6 por cento do total dos internautas nacionais. Os números dão alento aos investimentos na digitalização de serviços da Administração Pública face à sua utilização pelos cidadãos.



Os números recolhidos pela Marktest indicam que foram vistas mais de 544 milhões de páginas destes sites entre Janeiro e Setembro, o que resulta numa média de 221 páginas por internauta.



No que diz respeito a tempo despendido, os dados compilados pela empresa de estudos de mercado mostram que em média cada utilizador dedicou 2 horas e 12 minutos a navegar nestas páginas, o que perfaz um total de 5,4 milhões de horas ao longo dos nove meses.



A maior afluência a sites do Governo registou-se em Março. Nesta altura 1,496 milhões de utilizadores procuraram as páginas online de instituições governamentais para, na sua maioria, entregar as declarações de rendimento anual. No mesmo mês, foram visualizadas mais de 82 milhões de páginas e dedicadas 960 mil horas à navegação nestas páginas.



De acordo com a Marktest, os sites do Ministério das Finanças, do Ministério da Educação e do Instituto de Meteorologia foram os mais visitados e aqueles onde os internautas procuraram mais informação.



Numa análise mais aprofundada, os números recolhidos mostram que o site das declarações electrónicas da Direcção Geral dos Impostos liderou tanto em utilizadores únicos como em páginas visitadas ou tempo despendido ao longo do período em estudo, com 1,369 milhões de visitantes diferentes, mais de 161 mil páginas visualizadas, durante mais de dois milhões de horas.



Por sua vez, o site do Ministério da Educação registou a visita de 838 mil utilizadores enquanto que o do Instituto da Meteorologia se fixou nos 813 mil utilizadores únicos.



No entanto, o meteo.pt foi o segundo domínio com mais páginas visualizadas nos primeiros nove meses (73,5 milhões), seguido do min-edu.pt, com 73,3 milhões.




Nota da Redacção: [17:50] A notícia foi actualizada com mais informação.




Notícias Relacionadas:

2007-10-14 - Sites de automóveis atraem 41,7% dos internautas portugueses

2007-10-12 - YouTube é o termo mais procurado pelos cibernautas portugueses
2007-08-09 - Mais de 1 milhão de liquidações do IMV feitas pela Internet
2007-05-30 - Entrega de IRS online supera pela primeira vez submissão em papel

2007-05-29 - Simplex 2007 fecha primeiro trimestre com taxa de sucesso na ordem dos 74,1%