Os dados do estudo da Universidade do Michigan, nos EUA, vêm revelar que uma série de sites governamentais norte-americanos estão num patamar de qualidade capaz de rivalizar com aqueles do sector privado. Os dados recolhidos fazem parte do "Índice de Satisfação de eGovernment" - um relatório que estuda os sites federais dos EUA para o American Customer Satisfaction Index (ACSI).

Este índice mede, trimestralmente, uma vasta série de sites e é realizado em parceria pela Michigan Business School, a American Society for Quality, o Grupo CFI e pela Foresse Results.

De acordo com o mesmo, todos os portais governamentais tiveram nota positiva e, alguns deles, atingiram mesmo classificações idênticas às de alguns dos melhores sites do sector privado. De entre os melhores classificados destacam-se os portais do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, do Departamento da Agricultura ou a da NASA.

Para Claes Fornell, presidente da ACSI, citado pelo site oficial da organização, os dados deste estudo reflectem o facto "de ser da natureza do sector público o facto de haver sempre uma variedade grande de resultados". Para o mesmo "ao contrário do sector privado, os portais governamentais nem sempre escolhem os seus utilizadores, e muitas vezes, os próprios não escolhem os referidos sites. Além disso, não existe nenhuma forma directa de para os utilizadores insatisfeitos penalizarem a entidade governamental prestadora de serviços (...)."

Apesar disto, na opinião do mesmo "o eGovernment está realmente a definir o seu próprio caminho de sucesso e está verdadeiramente a tornar o governo melhor e mais simplificado.(...). O eGovernment está a tornar-se uma forma de governo à imagem do que as pessoas querem".

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