Depois de criarem produtos de êxito na Internet, o Kazaa e o Skype decidiram apostar num novo projecto ao qual chamaram "The Venice Project". Niklas Zennström e Janus Friis, fundadores da rede peer-to-peer (P2P) e do serviço de voz sobre IP, respectivamente, querem com esta iniciativa criar um sistema que combine "o melhor da televisão com o poder social que a Internet tem actualmente".



Os responsáveis afirmam que esta não será uma aplicação P2P nem um serviço de downloads, mas sim uma rede que oferecerá de forma gratuita programas de televisão de alta qualidade para utilizadores que tenham ligações de acesso à rede de banda larga.



De momento as empresas encontram-se em conversações com produtoras de televisão e afirmam estar "abertas a qualquer conteúdo profissional que as pessoas queiram colocar na rede".



O novo projecto estará disponível dentro de um a dois meses e arrancará com programas próprios sendo financiado principalmente por conteúdos publicitários, referiu Janus Friis, citado pela Reuters.



Para os responsáveis a chave do sucesso do Venice "prende-se com o factor tempo", uma condição que já mostrou a sua força "no sucesso alcançado pelo Kazaa e pelo Skype".



Os serviços de entretenimento online têm vindo a vincar o seu espaço na Internet tornando-se um dos meios de comunicação e de interactividade entre utilizadores com mais sucesso na rede. Contudo, para marcar o seu lugar na Web, o Venice terá pela frente concorrentes de peso como o YouTube, um caso de sucesso adquirido recentemente pelo Google.

Notícias Relacionadas:

2006-10-18 - Indústria discográfica instaura 8 mil processos contra a pirataria online

2006-06-12- eBay quer alargar comercialização de produtos a sites externos